conceitos

Definições sobre inovação


Teórico

O Manual de Oslo define inovação como implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas.

Legal

A Lei de Inovação, Nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004, em seu artigo 2°, inciso IV, diz que inovação é a introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou social que resulte em novos produtos, processos ou serviços.

Na Norma ABNT NBR 16501:2011, inovação é a introdução no mercado de produtos, processos, métodos ou sistemas que não existiam anteriormente, ou que contenham alguma característica nova e diferente da em vigor até então.

Prático

"Research is the transformation of money into knowledge. Innovation is the transformation of knowledge into money”
(Dr. Geoffrey Nicholson -former research and development director at 3M, the "Father of Post-it Notes)

"Inovar é emitir mais e melhores notas fiscais”
(Silvio Meira - Ex-cientista chefe do C.E.S.A.R - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife)


Tipos de inovação

Inovação tecnológica: quando a inovação é resultado da aplicação de conhecimentos obtidos através da pesquisa científica aplicada a produtos ou processos de produção, com novas funcionalidades e efetivos ganhos de qualidade ou produtividade, resultando em maior competitividade (Manual de Oslo).

Inovação organizacional: quando são adotados ou desenvolvidos novos métodos de organização e gestão, seja no mercado, fornecedores ou distribuidores. Ex.: produção enxuta.

Inovação em marketing ou modelos de negócios: quando são adotados ou desenvolvidos novos métodos de marketing e comercialização, com mudanças significativas na concepção do produto, no design ou na sua embalagem, no posicionamento do produto no mercado, em sua promoção ou fixação de preços. Ex.: venda de água de coco em copos.


Classificação da inovação em relação a sua intensidade

Inovação incremental: quando há melhoria e/ou aperfeiçoamento no produto e/ou processo e/ou serviço.

Inovação radical: quando novas ideias resultam em produtos ou processos totalmente novos, que antes não existiam no mercado.

Glossário