notícias

Voltar para notícias 

Instituto Eldorado e Motorola estimulam
formação de ecossistema de inovação

16/11/2015


O programa Miletus foi idealizado pela Motorola e Fernando Nascimento, Diretor de Desenvolvimento de Software, visando criar um ecossistema de inovação eficaz. Através da iniciativa, a Motorola angaria grupos de pesquisa dentro da Unicamp e busca em suas linhas de pesquisa temas que estejam alinhados aos seus interesses. Após o "match”, empresa e universidade direcionam como serão desenvolvidos os trabalhos, tendo em foco quatro linhas de interesse por parte da empresa.

A ligação entre os três elos ICT, indústria e universidade funcionará como um funil. A Unicamp irá produzir conhecimento, o Eldorado será encarregado de criar provas de conceito e protótipos. Já a Motorola fará a avaliação do que foi alcançado e sua permeabilidade nos produtos e mercado. O Miletus será um programa de médio-longo prazo. Trata-se de uma oportunidade única para unir pesquisa, mercado, tecnologia e recursos de engenharia para criar recursos de diferenciação para dispositivos Motorola com base em uma interação concreta entre indústria, governo e academia”, ressalta Benício Goulart, Gerente de Software na Motorola.

Atualmente, as quatro linhas que estão sendo exploradas pelo programa são IoT e Wearables, Eficiência Energética, Autenticação e Técnicas de Data de Mining. Três já estão sendo financiadas pela Motorola, através de bolsas de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, pela Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (FUNCAMP), e uma diretamente pelo Instituto Eldorado. Cada grupo de pesquisas possui de 3 a 5 pessoas envolvidas. Em paralelo, o programa conta com o MOST10, ciclos de palestras e workshops em que especialistas nacionais e internacionais falam de áreas e temas relacionados às pesquisas. Até o momento três palestras já aconteceram.

O programa Miletus terá um espaço próprio, ocupando todo o quarto andar do prédio da agência de inovação da Unicamp, a Inova, tornando-se um centro tecnológico com identidade visual e espaço próprio. Serão 70 pessoas trabalhando no novo ambiente, entre alunos, professores e colaboradores do Eldorado e Motorola, explicou André Guarido, Gerente na área de Software no Eldorado.

Equipes da Motorola, Eldorado e Unicamp no novo espaço dedicado ao Miletus.

Hoje, a Motorola vende muito de seus produtos e tem grande parte de sua força de desenvolvimento no Brasil. "A Lei da Informática favorece isso, fazendo com que o programa seja ideal para ser desenhado e aplicado por aqui, além de estimular o desenvolvimento de conhecimento especializado. Se chegarmos ao ponto de incorporar novidades ou melhorias em um produto mundial, com base em pesquisas realizadas no Brasil, será fantástico. Temos grandes expectativas.”, pontua André Guarido.

Eldorado - 16/11/2015