notícias

Voltar para notícias 

CERTI oferece melhorias ao Sistema de Gestão da Qualidade da Exatron

29/05/2017


A Fundação CERTI (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras) auxiliou, recentemente, a empresa gaúcha Exatron na implantação de melhorias para apoio ao Sistema de Gestão da Qualidade. A empresa, que desenvolve produtos na área de segurança e economia de energia como sensores, alarmes, interruptores, relés, entre outros, contratou a CERTI para elevar o nível de produtividade de suas linhas de produtos com base na manufatura avançada.

Mapeamento - Primeiramente, foi realizado pela CERTI, um mapeamento dos processos junto ao cliente, a fim de identificar os pontos fortes e elencar as áreas com potencial de melhorias na Exatron, alinhados aos conceitos de Manufatura Avançada e de Indústria 4.0. A partir daí, foram desenvolvidos planos de ação para solucionar alguns pontos identificados. Ao mesmo tempo, foram identificadas oportunidades de aplicações de inovações tecnológicas para elevar a eficiência da empresa.

A seguir, para cada oportunidade identificada, foi realizado um estudo de viabilidade técnica e financeira. Dentre as oportunidades, levando em consideração o retorno de investimento, a rastreabilidade de inspeções para auxílio à gestão da qualidade foi a que obteve com maior benefício a curto prazo.

Implantação de melhoria - Especificamente, foi criado um sistema de inspeção de placas eletrônicas, com auxílio de leitores de códigos de barra e uma cartela de defeitos pré-selecionados. Além disso, foi implantado um sistema de coleta de defeitos para auxílio à gestão da qualidade. Assim, os erros passaram a ser identificados no momento em que ocorriam, sendo registrados e imediatamente encaminhados para o departamento de reparos. As vantagens principais foram: economia de tempo com a montagem de um produto com defeito e redução de custos, pois é mais barato consertar um erro no momento em que ele ocorre do que investigar as causas de um problema em um produto já finalizado. Desta forma, o registro das informações permitiu ter um panorama sobre a frequência com que os problemas ocorriam.

Assim, a Exatron passou a obter informações precisas sobre a origem e a frequência de erros, com o apoio de emissão de gráficos e relatórios estruturados. Atualmente, caso um erro grave esteja ocorrendo de forma recorrente, o sistema envia alertas via e-mail para os gestores da Qualidade. O trabalho da CERTI serviu como o pontapé inicial para uma quebra de paradigmas na Exatron e o início de novos caminhos rumo à indústria 4.0.

Para saber mais sobre a Fundação Certi, clique aqui.